Os benefícios do JUDÔ vão além do bem-estar físico e tornaram-se visíveis na educação e formação de crianças, adolescentes e jovens.
Hoje, inúmeros meios de aprendizagem são aplicados para aumentar a eficácia da transferência de conhecimento, na socialização e na formação integral do indivíduo na infância, adolescência e juventude. E é neste contexto, que a prática do JUDÔ tem crescido no Brasil e no mundo.
As contribuições do JUDÔ para a sociedade são verdadeiras e isso se deve aos diversos benefícios que estão atrelados à sua prática. Hoje, a busca pelo bem-estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais e o JUDÔ é de fundamental importância no cotidiano da população pois contribui para a manutenção de uma vida saudável. É preciso destacar também a importância do JUDÔ na vivência dos valores necessários à vida em sociedade como tolerância, inclusão e respeito.
A Academia Somos Judô e Fitness® nasceu para ensinar o judô às crianças, jovens e adultos. O judô é uma arte marcial oriental e nobre, oferecida a todos que querem aprender e usufruir de forma prazerosa deste esporte. A ludicidade auxilia a manter as crianças e jovens no esporte na fase inicial do aprendizado, reduzindo as desistências antes mesmo dos primeiros conceitos e princípios do esporte serem ensinados.
A ludicidade deriva da palavra lúdica, que se relaciona com jogos e brincadeiras. As atividades lúdicas são realizadas por meio da utilização de dispositivos, de estratégias, de jogos e atividades físicas relacionados com as áreas motoras e dos movimentos do JUDÔ.
Somos professores com mais de 45 anos de vivência no esporte e larga experiência desportiva. Temos como objetivo melhorar a qualidade de vida dos alunos e ajudando no direcionamento e equilíbrio do seu carácter através da filosofia JUDÔ.
Nossas aulas de judô são oferecidas a crianças a partir de cinco anos de idade, jovens e adultos de ambos os sexos. As aulas são organizadas de maneira a oferecer o melhor aproveitamento para cada idade.
Os benefícios da prática do judô são muitos e incluem:
– Aprendizado da educação desportiva e disciplinar
– Respeito aos companheiros e aos seus professores
– Controle emocional e diminuição da excitação, do estresse e da ansiedade
– Desenvolvimento do raciocínio lógico e aumento da capacidade de concentração e memorização
– Superação de dificuldades sociais e de integração
– Estímulo ao espírito de grupo e ao companheirismo
– Reforço do caráter, da autoestima, da amizade e da cortesia
– Desenvolvimento da força física, agilidade, velocidade, resistência, flexibilidade, reflexos, noção espacial, emagrecimento e expressão corporal
– Equilíbrio físico, dinâmico, estático e mental
– Fortalecimento da autoconfiança, da honra, da coragem e da modéstia
– Aprendizado da auto defesa e da maneira correta de cair sem se machucar.
Não basta simplesmente ter um tatame e dizer que é judô lúdico de formação que o resto acontece como mágica. Lidar com crianças não é fácil e exige certas qualidades do professor. Crianças se entediam rápido e frequentemente perdem o foco. Isso é absolutamente normal e é tarefa do professor lidar com estes percalços. Paciência, criatividade e pulso firme nas horas certas são imprescindíveis para obter sucesso com uma turma infantil.
Não existem fórmulas de treino prontas, principalmente quando se trata de crianças.
Utilizar-se de equipamentos de ginástica corporal é uma das ferramentas deste método, pois irá desconstruir o modelo convencional de aprendizado.
Fases da Metodologia:
Aquisição
Rei inicial
Aprendizado
Alongamento
Quedas
Superação
Técnicas em pé ou no solo
Encerramento
Diversão
Rei final
O judô é um esporte de origem japonesa difundido em todo o mundo e que tem como base a disciplina e o respeito.
O judoca (柔道家), praticante do judô, desenvolve uma cultura de respeito mútuo dentro e fora dos tatames, especialmente para com os mais experientes. O judô fortalece o corpo, a mente e o espírito, de quem o pratica, de forma integrada e por isso, é considerado uma atividade física e mental completa.
Trata-se de uma arte marcial e modalidade esportiva praticada segurando-se o seu adversário pelo judogui (柔道着), vestimenta para a luta do judô, ou simplesmente kimono, roupa que de veste, como ficou mais popularmente conhecida no Brasil.
Agressões físicas como socos, pontapés, mordidas, puxões de cabelo não são permitidos no judô. A modalidade possui regras muito rígidas e que visam preservar, antes de tudo, a integridade física dos atletas praticantes.
O judô é um esporte olímpico desde 1964. Atualmente, 177 países são membros da Federação Internacional de Judô (IFJ). Estima-se que existam mais de dois milhões de judocas no Brasil, com um milhão só no estado de São Paulo. Esta é uma progressão fenomenal para um esporte que só se tornou mundialmente conhecido no século passado e que continua a crescer.
O carisma que o judô conquistou pode ser atribuído à eficiente combinação da educação física e mental, como diz o ditado “corpo são, mente sã”.
O judô foi fundado em Tóquio no Japão em maio de 1882 pelo mestre Jigoro Kano, quando inaugurou sua primeira escola de judô, a Kodokan.
Jigoro Kano nasceu a 10 de dezembro de 1860 (28º dia do décimo mês da era japonesa Man’en (万延) em Mikage, no distrito de Hyogo no Japão e faleceu, aos 77 anos, em 4 de maio de 1938.
Aos 17 anos de idade, Jigoro Kano, que era baixo, media aproximadamente 1,5 m de altura e leve, começou a praticar artes marciais para aprender como se defender. Logo se tornou um especialista em artes marciais e decidiu que iria lutar de uma forma em que a técnica e não a força, prevaleceria.
Jigoro Kano uniu o ju-jitsu, a principal arte marcial no império japonês da época às artes marciais dos samurais, em que tinha se tornado um especialista, eliminou as técnicas violentas, conservou as técnicas mais eficazes e criou, o judô.
A palavra judô (柔道) numa tradução direta significa caminho suave. Jigoro Kano utilizou o JU da palavra ju-jitsu com o sufixo DO. Como segue:
JU – Suave
DO – Caminho
A escola de judô Kodokan, fundada por Jigoro Kano em 1882, existe no Japão até hoje, sendo a maior escola de judô no mundo.
Inicialmente, para ensinar a nova arte do judô, Jigoro Kano teve que vencer o preconceito que existia entre os praticantes de ju-jitsu.
Em 1886, o Judô Kodokan de Jigoro Kano foi desafiado pelo Império do Japão. Foram enviados 15 representantes do Kodokan Judô para enfrentar 15 praticantes de ju-jitsu. O resultado incontestável e consagrou definitivamente a escola com 13 vitorias e 2 empates, estabelecendo de forma conclusiva o Judô do Kodokan. Desde então, o judô tornou-se respeitado no Japão.
Jigoro Kano viajou pelo mundo para ensinar o ‘Caminho Suave’ se consagrando mestre de Judô. Foi devido à sua filosofia e disciplina que o judô se tornou um esporte olímpico.
Em 1938, numa viagem de navio para se reunir com o Comitê Olímpico no Cairo, Jigoro Kano ficou gravemente doente e morreu de pneumonia a bordo do navio. Vários alunos de Jigoro Kano que haviam se formado continuaram a ensinar o Judô Kodokan nas escolas, associações e clubes de todo o mundo, imortalizando as técnicas de Judô.
Quando o mestre Jigoro Kano estudou o ju-jitsu e outras arte marciais para criar o judô ele tinha como visão os princípios fundamentais:
O princípio Seiryoku zen’yō, ou o melhor uso da energia física e mental é fundamental quando se ensina as técnicas de judô. Você não pode resistir a um oponente fisicamente mais forte, mas se você se evadir do seu ataque, fará com que ele perca o equilíbrio lhe dando a oportunidade de derrota-lo. Este princípio poderia ser aplicado não apenas numa luta, mas a qualquer relação de poder.
O segundo princípio, Jita kyōei, complementa o primeiro ao estabelecer que num grupo organizado ou sociedade devemos buscar sempre o bem comum. Ao agir com bondade, harmonia e cooperação, você alcança a prosperidade para você mesmo e também para os outros. Pensar apenas em você, ser egoísta, certamente o tornará inconveniente para os demais e haverá grande perda de energia.
Segue abaixo linha do tempo resumida da história do judô no mundo:
– 1882: Jigoro Kano inaugura Judô Kodokan
– 1923: Aberta primeira seção para mulheres
– 1934: Primeiro campeonato europeu, Alemanha
– 1951: Inaugurada a FIJ – Federação Internacional de Judô
– 1956: Primeiro Campeonato Mundial em Tokio
– 1964: Judô entra para os Jogos Olímpicos em Tokio
– 1980: Primeiro Campeonato Mundial Feminino Nova Iorque
– 1988: Judô Feminino demonstrado nos Jogos Olímpicos Seoul
– 1992: Judô Masculino e Feminino nos Jogos Olímpicos Barcelona
– 2016: Recorde de participantes – Jogos Olímpicos Rio de Janeiro (390 atletas, 136 nações)
Fonte: https://www.ijf.org/history/timeline
As aulas são ministradas de segunda-feira à sábado nos períodos da manhã, tarde e noite. Informe-se sobre os horários disponíveis.